4.13.2014

Eu, minha consciência e minha memória

Eu: Oi, Consciência, tudo bem?
Consciência: Tudo certinho, e tu, como estás?
Eu: Vou bem, vou bem. Tens um tempinho agora?
Consciência: Ter até tenho. Se eu disser que não, depois vai bater um peso...
Eu: Eu queria conversar sobre aquele outro dia que eu me aborreci, te lembras?
Consciência: Sim, que escapatória eu tenho. Tava lá junto contigo. Como sempre.
Eu: Então, eu fui meio negativa com aquela pessoa e eu me senti tão mal.
Consciência: Com o cara do monólogo?
Eu: É, ele mesmo.
Consciência: Eu não lembro da gente ter se sentido mal depois.
Eu: Não, lembra que eu tentei evitar pensar mal dele porque ele não parava de falar e o que teria que ser um diálogo, sabe, todos colaborando, virou um monólogo de um ego só?
Consciência: E?
Eu: Então, depois que eu tentei não pensar mal e não consegui, eu comecei a imaginar formas que ele podia se dar mal. Depois eu comecei a distorcer tudo o que ele falava e finalmente desisti porque eu me senti culpada por estar guardando rancor.
Memória: Com licença?
Eu: Sim, sim, memória, chegue mais.
Consciência: Vai, dificulta a situação mais ainda.
Memória: Eu só gostaria de dizer que por mais sinceros que vocês queiram ser neste momento, alguns fatos estão erroneamente sendo descritos.
Eu: Não, eu tenho certeza que foi assim que se passou.
Consciência: Ah, eu preciso me opor neste ponto. Todos nós dentro desta pessoa sabemos que isso não é verdade. Todos estávamos lá naquele particular dia. Alguns mais acordados que os outros e alguns ainda não deixando o orgulho embaçar o julgamento.
Memória: Só interrompendo. Curto e grosso, eu tenho que dizer como está arquivado. Sistematicamente. 1) Não tentou evitar pensar mal. 2) Imaginou formas diferentes de calar a boca da dita pessoa. 3) Deu uma dormidinha por dentro em vários momentos durante dito "monólogo". 4) Não se sentiu mal depois. 5) Se sentiu mal por não se sentir mal.
Eu: Eu não sei porque eu ainda procuro vocês pra conversar. Nunca é positivo. Principalmente tu, consciência.
Consciência: Ei, foi ela ali que jogou tudo no ventilador!
Memória: Eu tenho uma idéia. De acordo com os meus arquivos já utilizamos esta alternativa em mais de 90% dos casos. Memória seletiva. Gostaria de entrar neste modo?

Eu: Sim. Como sempre muito útil, memória. Shh, todas quietas. Agora não é hora, consciência, quietinha.

Ketlyn Mara Rosa

Nenhum comentário: