4.16.2009

ruivos dos novos tempos

.É bem provável que vocês nunca tenham ouvido falar de Fiorella, nem mesmo de seus macacos adestrados. A história, meus caros, nunca teve espaço para os fabulosos macacos de Fiorella e seus feitos fantásticos.
.O macaco Bigorno, grande limpador de vidraças, não foi parar nos livros de arquitetura, mas seu dono sim. Bigorno é uma mancha na fotografia onde se exibe o sr. César de frente ao seu Olimpus todo de vidro sem fim.
.Basílio, Bolucho, Bocártio, Betúsio, Birulento, foram seis os primatas adestrados pela moça e poderiam ser mais, não fosse o macaco Burilô e sua resistência ao adestramento.
.Foram em vão as técnicas de contato e premiação com as quais Fiorella tentava fazer Burilô se mexer, mas ele, vestido de calças largas e suspensórios, vivia preso à subversivos pensamentos de novos figurinos e divertimentos.
.Depois de um ano, a resistência silenciosa do macaco fez de Fiorella uma moça careca. Burilô continua pobre, mas cheio de prestígio. Dos tufos que Fiorella arrancava em seus surtos de raiva, Burilô fez perucas para todos do seu convívio.
.Não há fotos, mas corre um mito na boca de muitos. Nunca se viu espécie de macaco mais inusitada do que aquela do macacos ruivos.
.Agora que sabem a história dos macacos e sua humana careca, fiquem atentos. Se virem tufos dourados pelos jardins são ruivos dos novos tempos.

.: oberdan piantino
florianópolis, 16 de abril de 2009
(2ª versão de rascunho de 04/06/2007 do caderno de idéias e impressões, aquele de folha de rosto preta)

Nenhum comentário: