9.09.2009

fênix na linha

O vento alisava a chuva à contra-pelo. Como se procurasse algo entre os fios claros de um siamês de pêlos acinzentados, remexia-se cada hora para um lado. Como som de flauta sem nota musical; como o lobo no fim de um uivo sem fôlego; o vento fazia da chuva seu instrumento de desespero. Esta música poderia fazer Oberdan Piantino lembrar do último nove de setembro, mas neste nove de setembro de dois mil e nove ele não guarda lembrança do anterior.
Perdeu a memória daquele dia. Porém, contam-se notícias daquilo que um traumatismo craniano o protege: da lembrança do choque; do vidro quebrando-se sobre seu colo; da carroceria amassando-se de encontro às sua têmpora esquerda; da serra de resgate; das mãos travadas no volante; do som da chuva sobre a carroceria da ambulância; do som de coração descompassado.
Decidiu que produziria outras lembranças. E decidiu, em meio a chuva do hoje que lembra a contada chuva de um ano atrás, que esse seria o dia de seu primeiro aniversário. A caminho do trabalho, escreveu uma mensagem de celular para amigos e parentes.
-------------------------------------
09/09/2009 faz um ano do meu acidente. Estou feliz agora de trabalhar, dançar e fazer muita arte. Seu apoio e carinho ajudou. com amor de quem ama a vida, Dan.
-------------------------------------
Amor da minha vida!Nao sab a alegria q estou sentindo por vc! Nossa a melhor noticia que poderia ganhar! Meu amigos amaram vcx!Nao esquece que tem + baladinhas!Bjs (B. HU - Fpolis SC)
-------------------------------------
Dan, querido! Fico feliz em poder fazer parte da sua felicidade. Um bjao enorme! E viva a vida! (C. Jaraguá do Sul SC)
-------------------------------------
Lindo!! Amém Jesux! Oxalá! Alah! todos os deuses e anjos! Te amúú! Bjos (Fpolis SC)
-------------------------------------
Eu estou feliz por ter um amigo como vc e de poder estar do lado do Dan na praia.. :-) beijinhos da mitsu (M. Fpolis SC)
-------------------------------------
Boa tarde, Primo nos aqui oramos pela sua recuperação parabéns sinta-se abraçado por todos aqui de SP. Transmita minha bença aos tios e ah todos. (M. São Paulo SP)
-------------------------------------
Querido irmao vc é seu próprio presente portanto preserve a vida que ela seja repleta de luz.musica.arte e harmonia. De quem te ama K. (K. Fpolis SC)
-------------------------------------
Oie primuxo! Nossa to muito feliz por vc...bencao d deus! Feliz em saber q lhe ajudei! Bjao (K. Curitiba PR)
-------------------------------------
Querido amigo, fico mais que feliz por estarmos hoje nos falando! Com amor, beijos A. (A. São Paulo SP)
-------------------------------------
Feliz Aniversário! (F. Fpolis SC)
-------------------------------------
Oi querido. Que linda mensagem. Fico feliz de ter sido escolhida para te acompanhar neste processo. E mais feliz por te ver bem e amando viver. Beijos e até amanha. (M. Fpolis SC)
-------------------------------------
Adorei sua mensagem. Num dia chuvoso como hoje, é importante lembrar que as tempestades sempre passam e limpam o tempo pro sol voltar a brilhar. Beijo, J. (J. Fpolis SC)
-------------------------------------
Perdao so pude agora.fiquei muito feliz com a sua msg que Deus continue te abencoando e ajudando a conquistar os teus sonhos! sua tia que te ama muito I. (I. Joinville SC)
-------------------------------------
Danziiitiuuusss!!!!! Nossa recebi a tua mensagem no cel...o tempo passa voando né ...não posso nem lembrar do desespero que me deu... vê se não dá mais nenhum susto hein Sr. Piantino!!! rsrsrs Conte as novas....(...) Bem vindo a Vida Dan!!! Fico muito feliz que tu ame a vida e se proteja também!!! Mais feliz de pensar q não foi por acaso que a gente se conheceu...isso é certeza... no que eu puder te ajudar conta comigo meu irmãozinho do coração!!! (...) Hoje é quase um dia de aniversário de novo né!? um dia de comemorar o renascimento do Sr. Dan...eu adoro renascimentos!!!!! rsrsrrsssss Bjoka Upppaaa e mais Bjoka te cuida e me mande notícias !!!
-------------------------------------
Querido Dan, Fico MUITO feliz de ter um ser humano sensível, crítico, criativo, extremamente inteligente e ainda bem lindo ao meu lado nos meus projetos (...) Sua visão de mundo e principalmente da vida, me encanta e me preenche, principalmente de muita esperança. Você com certeza faz o mundo ficar melhor, tua energia é irradiante e eu me contamino muito por ela! Eu me sinto uma felizarda de ter vc ao nosso lado nos nossos momentos criativos. Sinto tb que o teu acidente te fez refletir sobre vários aspectos da sua vida. E vc soube aproveitar dessa oportunidade pra se tornar um ser melhor. Isso é o que mais me encanta no ser humano! (...) Muito obrigada pela sua presença física e espiritual! Você é um ser incrível, parabéns pela bela jornada! Com muito carinho M. (M. Fpolis SC)
-------------------------------------
Saudade e emoção neste dia! Um beijo enorme... te ligo (A. São Paulo SP)
-------------------------------------
Que linda a sua mensagem Dan! Muito doido pensar que já fez um ano... E o mais incrível de tudo, saber que você está aí esbanjando disposição e saúde! Que eu - assim como todos os teus amigos - ainda possa partilhar bastante disso.Bjo no coração! Ma (M. Fpolis SC)
-------------------------------------
se eu contar...acordei com sua mensagem.. e fiquei feliz. foi muito bom rever o senhorito! muito bom saber que anda fazendo bastante arte e que anda apaixonado pela vida.. a gnt deveria mesmo..sempre amar a vida apesar de tudo. e muito bom ter você por perto. [mesmo que de longe! entendeu, né?!] vê se se cuida sempre. um beijo e saudades. (A. Fpolis SC)
-------------------------------------
Oi Dan, Recebi tua mensagem no celular. Eu é que te agradeço pela lembrança e carinho. E fico muito feliz em te ver lindo, recuperado e cheio de vida! Beijos G (G. São Paulo SP)
-------------------------------------

.: oberdan piantino
registro literário de uma obra de escrita espontânea, porque a escrita contamina e se desdobra: fio de sentimento que atravessa, reverbera, e aquece. No caso, em 09/09/09.

5 comentários:

camiss disse...

=D

marcio markendorf disse...

oberdan piantino, aqui, é personagem de uma história bifurcada. viva jean baudrillard: a história do sobrevivente e a do morto que não morreu ainda.

Dan Oberdan Piantino disse...

tenho curiosidade em ler o comentado texto de Baudrillard. Tenho intuição de que fala da oscilação entre memória e ficção, de quanto lembrar de que o hoje (estar vivo), poderia não estar acontecendo, se ao invés de "vivo" eu fosse "morto"...
Só que tal oscilação precisa ser lida com o que Zizek coloca, ao Ler Hegel com Lacan, como a VERDADE ABSOLUTA que dá um basta a oscilação. Não há morto nessa história, porque a VERDADE é que houve uma decisão (sempre arriscada, sempre desgastante) pela vida. A história é una, porque o contato que se estabelece, através da escrita, é efetivo. Todos se conectam em um só fio de escrita, ele nunca esteve tão certo de que está vivo, eis o que o texto busca dizer.
Antes de falar mais alguma coisa, preciso ler Baudrillard, valeu a dica.

Júlia Rubra disse...

O que mais emociona é o fato de que, cada pessoa recebeu um toque de VIDA nesse dia. Essa reação desencadeou outras reações, como ondas num lago, em formato circular. Em cada vida morna que recebeu uma chama de vida nova, muitas mudanças puderam ocorrer. Se aconteceram mesmo, não sabemos, mas a possibilidade foi dada. Em mim, um sorriso interno se abriu, pela lembrança de que o tempo cura. MInha vida foi aquecida pela sua, num dia mágico de renascimento. Beijos

Dan Oberdan Piantino disse...

.Me emocionei com seu comentário Julia. Um toque quente, foi o que eu senti no dia: uma chama de vida andando na chuva.
.Seu sorriso, imaginar o olhar de todos os que liam a mensagem pelo celular, são imagens que guardarei na lareira da memória. Fazer a vida reverberar, mesmo que a distãncia, é meu maior aprendizado literário. Desde que comecei a escrever cartas, essa era minha intenção, não parar de fazer contato, mesmo que longe.
.Criar possibilidades de cariño, mesmo que no passado eu tenha sido um cara absurdamente fechado, mesmo que mal tenha tido chance de ganhar intimidade com as pessoas, esse será o estímulo da minha escrita. Não faço literatura, escrevo.
.O tempo cura, a vida circula entre fios de cariño. Espero poder abraçá-la em breve, beijos.